top of page

Sobre

WhatsApp Image 2021-01-03 at 6.09.18 PM

A Companhia de Teatro PimentArdida deu seus primeiros passos em 2015, por iniciativa de alunos do projeto cultural teatral “teatro na comunidade”, desenvolvido nos CEU’s do município de Guarulhos/SP. O espetáculo de lançamento do grupo foi UBU REI, apresentado no teatro Adamastor localizado na cidade paulista. Na estreia ele contou com cerca de 250 espectadores, mesmo com as fortes chuvas que caíram na região. O objetivo desse evento foi arrecadar alimentos para doar a refugiados. Devido ao engajamento do público a equipe conseguiu angariar mais de 220kg em gêneros alimentícios.

 

Com o fim do projeto social os estudantes decidiram, sob o comando de Ítalo Soares, oficializar a Companhia e a partir de 2016 a trupe iniciou sua trajetória artística. O lançamento profissional do grupo foi também com a montagem “UBU REI”. Nesse mesmo ano a companhia produziu e encenou “Traduzindo: A Rosa de Asfalto”. Ainda engatinhando a equipe já encenou “Inferno Nacional – O Musical”, obra autoral escrita pelo fundador da companhia Ítalo Soares, “Quem Roubou as Cebolinhas do Vovô”, “A História dos Três Porquinhos”, “O Assassinato de Manoel Soares” e “Mundo que eu Quero”.

 

O grupo teatral já interpretou suas montagens em eventos destinados a disseminação da cultura e das artes cênicas no “Salão do Livro”, no “Festival Arte na Rua – Dia do Teatro” organizado pela Rede Globo de São Paulo, “Mostra do Fundo Social de Solidariedade de Osasco”, “Mostra Achados e Perdidos”, “Festival Cena Norte”, “Virada Cultural Paulista 2017” e “Mostra Teatro Social”, e  o trabalho está só começando.

O principal objetivo do grupo teatral é demonstrar a diversidade cultural em nossas cidades, por meio de exibições para pessoas mais vulneráveis, que não frequentam espaços convencionais, desse modo proporcionando acesso a cultura de forma gratuita a esse público. O PimentArdida busca levar o conceito que a ética e o respeito ao próximo são fundamentais em relacionamentos interpessoais. Para alcançar essa meta os atores interagem com o público ao final de cada apresentação. Os membros da equipe colocam em debate a visão e o entendimento que os espectadores tiveram sobre o tema encenado, com isso a companhia incentiva a reflexão das pessoas sobre seu papel na sociedade.

 

“Nós entendemos a importância da cultura para a formação social, para a fruição da sociedade de uma forma mais igualitária. O PimentArdida é um grupo que vai incomodar, nós estamos aqui para arder, vamos arder no ouvido das pessoas”, declara o idealizador da trupe, Ítalo Soares, que vê com satisfação sua criação crescer a cada entrada no palco.

bottom of page